CADA DIA AUMENTA A PARTICIPAÇÃO DO ESTADO NOS EVENTOS DE AUDIOVISUAL
Por Itiane Ferreira
A produção cinematográfica nunca esteve tão em alta no Tocantins. A participação de cineastas no circuito nacional é cada vez mais intensa e com premiação, caso do filme “Da Aldeia à Universidade, de Leandro de Alcantara e Túlio Melo, na categoria trailer e teaser no concorrido Festival de Gramado.
“O que justifica o aumento das produções de cinema no Tocantins, são as políticas públicas de incentivo à produção de audiovisual. Exemplos são a Lei Paulo Gustavo e Aldir Blanc, que têm ajudado os cineastas do Tocantins a produzirem seus filmes. “A gente está vendo o resultado agora”, disse Leandro Alcântara.
Leandro reconhece a dificuldade de competir em cenário nacional, “é uma concorrência muito grande e direcionada ao eixo Rio/São Paulo”. Para ele, sair do Tocantins e ser premiado no maior evento de cinema do país é grandioso. “Estamos ainda sem acreditar, mas eu e o Túlio reconhecemos que isso é muito importante para o cinema tocantinense”, comemora.
O Festival de Cinema de Gramado é um evento que acontece desde 1973, esta é a edição 53ª, com premiação para produções nacional e internacional em várias categorias.
FESTIVAL MIRACINE PREMIA COM O ABACAXI DOURADO
Em Miranorte o evento Miracine, idealizado pela cineasta Rháyla Abreu , aconteceu este mês de agosto com a participação de filmes de todo o Brasil.
As melhores produções foram premiadas com o troféu “Abacaxi de Ouro”, O “Abacaxi de Ouro” é um festival de cinema amador escolar que teve sua primeira edição realizada em 2014 e se tornou sucesso de público em todo o Brasil. https://abacaxideouro.netlify.app/
Rhaýla explica que o Projeto de Roteiros do Núcleo Criativo da Tocantins Filmes, também foi contemplado com os recursos da Lei Aldir Blanc e por isso houve a participação de alunos do ensino médio do CEM Rui Brasil Cavalcante de Miranorte.
Os alunos, além de participarem das oficinas, assistiram os filmes no pátio do colégio que foi, também aberto ao público.
Acompanhe a entrevista completa com a Rháyla Abreu, idealizadora do Miracine
Entre os filmes exibidos estão “O Rio e a Cobra Grande” de Everton dos Andes e o “Som de Lá” de Caio Brettas. “A meta é estimular o protagonismo juvenil e o trabalho em equipe” , explica Rayla.
Acompanhe o momento da premiação do filme “Da Aldeia à Universidade” dos cineastas Leandro Alcantara e Túlio Melo, com o filme Da Aldeia à Universidade.










Deixe um comentário