A obtenção do Benefício de Prestação Continuada (BPC) é uma das soluções que a associação oferece aos associados
Por Agência Buriti/AI Júnior
No Tocantins, a pessoa idosa enfrenta desafios diários para acessar serviços essenciais devido à burocracia dos órgãos públicos, como o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Muitos têm dificuldades para compreender e lidar com os procedimentos necessários para garantir os direitos e benefícios, como, aposentadoria e pensão.
Muitos idosos também têm dificuldade em se locomover, seja pelas limitações físicas ou pela falta de transporte público adequado. Outros precisam de auxílio financeiro para suprir suas necessidades básicas.
A obtenção de benefícios assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), também pode ser complicada e é ai que surge a importância da Associação Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (ABAPI), que oferece suporte jurídico e social gratuito para ajudar a pessoa idosa a acessar os serviços e benefícios necessários.
Serviços oferecidos pela Abapi
A Abapi tem como missão informar e defender os direitos das pessoas aposentadas, pensionistas e idosas, busca melhorar a qualidade de vida da pessoa idosa. A presidente da Abapi, Erislene Souza, destaca que “trabalhamos arduamente para garantir que a pessoa idosa conheça seus direitos e possa buscar benefícios essenciais, como acesso a medicamentos e tratamentos médicos”.
Um exemplo disso é o caso do Benedito Cardoso, pessoa idosa, que trabalhava como pedreiro sem carteira assinada, depois de um acidente de trabalho, ficou cego de um dos olhos. Sem conhecimento e sem saber o que fazer, Benedito buscou ajuda na Abapi, que cuidou do caso e assegurou para que Benedito obtivesse o benefício necessário.
“Trabalhamos com os direitos da pessoa idosa, explicamos a importância da informação, para que essas pessoas conheçam os seus benefícios e como consegui-los”, disse Erislene, “a gente informar e deixar claro para cada pessoa idosa atendidaa o direito que lhe cabe”, ressalta a presidente da ABAPI.
Outro caso de trabalho realizado pela Abapi é o de Márcio Aragão. Ele é pai solteiro de um filho especial e enfrenta o alcoolismo. A associação ofereceu a Márcio acompanhamento psicológico, tanto para ele como para o filho.
Busca por benefícios é a maior procura na ABAPI
A presidente da associação disse que “a busca por benefícios é uma das maiores demandas entre idosos, aposentados e pensionistas”. A presidente avalia que a alta demanda de idosos em busca de assegurar os benefícios é resultado da carência informacional dos direitos dispostos na lei, como pode ser comprovado pelo Estatuto da Pessoa Idosa. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.741.htm
“Muitas vezes, idosos e aposentados enfrentam dificuldades ao buscar benefícios previdenciários. Isso ocorre devido à renda insuficiente ou à falta de enquadramento na categoria de segurado do INSS. Como alternativa, eles recorrem as associações, como é o caso da Abapi,” argumenta Erislene Souza.
História da Abapi
Ainda quando era acadêmica do curso de Direito, Erislene Souza, passou a ajudar algumas pessoas idosas que procuravam orientações, “os pedidos de ajuda fizeram com que eu reconhecesse a legitimidade deste público e veio a ideia de criar uma associação que cuidasse e garantisse os direitos das pessoas idosas”.
Erislene iniciou o trabalho na Abapi, numa pequena estrutura localizada no fundo do Ministério Público do Tocantins (MP/TO). No ano de 2022, a Abapi mudou-se para uma sede própria em Taquaralto, na região sul de Palmas.
Segundo a presidente, a negligência vivenciada pelos idosos, ocorre devido à burocratização do sistema e à falta de conhecimento dos direitos que cabe à pessoa idosa. Essa situação tem levado muitos idosos a buscar apoio na Associação Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Abapi), que oferece suporte jurídico e social de forma gratuita.
Ações Educacionais para a População Idosa
A Abapi conta atualmente com uma equipe de profissionais que oferece atendimento jurídico, além de disponibilizar suporte médico. Serviços como aferimento da presão arterial e verificação da taxa de glicemia são realizados corriqueiramente. Para complementar, há também apoio psicológico, com acompanhamento realizado por profissionais qualificados.

Leomar Brigagão, integra a equipe de gestão da Abapi e o Conselho Estadual da Pessoa Idosa solicitando apoio do governo estadual para sancionar a Lei do Fundo de Paricipação
A Abapi também realiza ações educativas para conscientizar pessoas idosas, aposentadas e pensionistas sobre seus direitos, promovendo cidadania e justiça para essa parcela da população.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o número de pessoas com idade superior a 60 anos chegará a 2 bilhões de pessoas até 2050; isso representará um quinto da população mundial.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil, em 2016, tinha a quinta maior população idosa do mundo, e, em 2030, o número de idosos ultrapassará o total de crianças entre zero e 14 anos.
Para mais informações entre em contato com a Abapi
(63)98444-0500 ou http://www.souapabi.org.br
Projeto Agência Buriti: 109 Norte Av. NS-15, ALCNO-14. Plano Diretor Norte. CEP: 77001-090. Palmas/TO, Av. Juscelino Kubitscheck, Palmas – TO (63) 98111 0771 ou (63) 99295 9832 Whatsapp: (63) 98111 0771 ou (63) 9929 59832







Deixe um comentário