Senhoras e Senhores! Hoje é o dia do Circo

O palhaço Kadulinho Corda Bamba vai se apresentar em Taquaruçu, no Centro Cultural “Os Kaco”

Por Calyta Souto Lima

Hoje, quarta-feira, dia 27 de março, em comemoração ao Dia do Circo, o palhaço Kadulinho Corda Bamba vai se apresentar em Taquaruçu, no Centro Cultural “Circo Os Kaco”. Desde que o primeiro circo do mundo, teve início por volta de 1770, em Londres, a alegria, a festa e a emoção trazidas pelos espetáculos circenses não pararam.

O circo integra um conjunto educativo e artístico de arte e cultura popular, e o Dia Internacional é comemorado em homenagem ao palhaço Piolim. O responsável pelas apresentações hoje em Tquaruçu é a Cia “Os Kaco”, um projeto de circo que foi criado em 2009 pelos artistas circenses kadu Oliviê, Jairo Molina e Marcela Pultrini, desde 2013, chamando a comunidade à participar de oficinas de shows musicais, vivência e feiras de troca.

O festival de circo já se apresentou em diversas regiões do Brasil, mas se fixou na região Norte de Palmas, e está sob a responsabilidade do cientista social e educador Bruno Klass, que oferece gratuitamente aulas de circo e capoeira angola, para jovens e crianças.

Para Klass, “a arte é como um projeto de vida’’, e contribuir para a formação artística de jovens e crianças é grande contribuição social, do projeto.

Primeiro curso de Arte Educadores

O primeiro curso de Arte Educadores em Circo Social do Tocantins é interdisciplinar e tem o objetivo de capacitar 15 Arte educadores para atuarem na área do Circo Social, com carga horária de 360 horas.

A aluna Tariana ViajARTE, é uma das artistas que participa do curso de Arte Educadores, ela viaja o mundo, se apresentando nos espaços culturais e disse que “sobreviver da atividade circense no Brasil é difícil, temos poucas produções teóricas a respeito do tema e pouca valorização do trabalho circense”, reconhece.

Para a artista “é importante fortalecer a rede e seguirmos produzindo e reivindicando pelo nosso espaço, pensando no impacto positivo que o circo traz para a sociedade, como atividade social, lúdica, física, mental e relevante para a educação e transformação da população”.

A artista disse que existem editais de fomento que inserem o circo, as escolas de circo, mas lamenta que no Brasil só exista “uma única escola pública nacional e infelizmente ainda é difícil ter acesso aos grandes incentivos financeiros trabalhando com circo no Brasil”.

Tariana reconhece que as pessoas que trabalham há muitos anos no circo no Brasil, enfrentam dificuldades parecidas, “mas elas seguem na luta para que tenhamos nosso trabalho valorizado e reconhecido em mais espaços no país. O incentivo acaba existindo para poucos, sendo que temos uma pluralidade grandiosa de arte circense no País.’’

Para trabalhar e sobreviver da arte circense é necessário formação, disciplina e dedicação” Tariana Zacariotti da ViajARTE

“, justifica. “Sou atriz formada pelo Pé no Palco Atividades Artísticas (Curitiba-PR) e em Comunicação Organizacional pela UTFPR, me especializei em arte educação e em estudos com bambolês e pirofagia. Tenho uma loja que funciona on-line e envio bambolês para todo Brasil e diferentes países do mundo também, também sou fotógrafa e viajo pelo mundo com meu projeto “ViajARTE por aí”, que há uma década promove intercâmbios culturais e artísticos, já passei por 18 países levando e trazendo conhecimentos sobre a arte circense e outros temas pesquisados”

SERVIÇOS

Hoje Espetáculo Kadulino: o palhaço corda bamba

hora: 19 h

Onde: Centro Cultural Circo os KakoTaquaruçu

Valor do ingresso: R$ 20,00 e R$ 10,00 (para moradores de Taquaruçu)

Saiba mais assistindo o documentário de Kako em Kaco Produção Idearte

Deixe um comentário

Eu sou O
Calangopress

Um Projeto de Pesquisa e Extensão idealizado para as atIvidades práticas de reportagem, produzido com a participação dos acadêmicos do curso de jornalismo da UFT.

Vinculado ao Núcleo de Jornalismo (NUJOR), o Calangopress funciona como laboratório para as atividades práticas do estágio, supervisionado pela Prof. Dra. Maria de Fátima de Albuquerque Caracristi.