Ecoterra promove o Projeto Enraizando com lives e filmes de povos tradicionais

Por Mateus Soares, Calangopress, UFT, Palmas, 25 de agosto de 2021

A Ecoterra em parceria com raizeiros da cidade de Palmas criou o projeto enraizando, com o intuito de promover e dar visibilidade ao conhecimento popular que é repassado de geração em geração, acerca das ervas e raízes. Vencedor do Prêmio Almir Blanc, o projeto tem como ideia central, entrevistar 10 raizeiros que detenham saberes populares sobre as plantas medicinais que podem ser encontradas na região do cerrado.

A inspiração para o projeto vem dos encontros da Ecoterra com as comunidades tradicionais e do compartilhamento de informações que são adquiridas de mãe para avó de avó para neta. Para Fernando Amazônia, presidente da Ecoterra e idealizador da proposta, a comunidade tem bastante a aprender com essa troca de informações. “Existe uma infinidade de remédios na natureza, uma verdadeira farmácia viva que esses mestres conhecem e sabem fazer deles o melhor uso”, afirma.

Foto de Fernando Amazônia: Dona Damazinha, explica a ação das plantas e raízes para curar doenças

Dona Damazinha é uma dessas pessoas que possui bastante conhecimento sobre a medicina popular. A banca de ervas medicinais está localizada na feira da Aureny IV e há mais de vinte anos, a raizeira vende garrafadas, óleos, pomadas, além das ervas, raízes e sementes in natura.

Vinda do Ceará para Palmas, ela disse que seu conhecimento foi adquirido ao longo da vida e que seu interesse pela medicina popular surgiu muito cedo. “Sempre tive vontade de trabalhar com as raízes e fui aprendendo cada vez mais com elas”, diz dona Damazinha.

Os remédios caseiros possuem grande procura pela população de Palmas e segundo dona Damazinha as plantas mais procuradas são o barbatimão, aroeira e mangabeira, todas usadas para o tratamento de inflamações de úlceras e gastrite.

Visando difundir esse conhecimento popular acerca das plantas medicinais e remédios naturais, a Ecoterra criou o Projeto Enraizando que consiste em valorizar o trabalho dos raizeiros.

Por conta da condição pandêmica, o projeto que tem por objetivo difundir informação sobre as raízes e plantas que curam, será realizado por meio de lives que será transmitida hoje, dia 25, às 14h através da plataforma do Google Meet. Para mais informações, acesse o instagram oficial da Ecoterra pelo link https://www.instagram.com/ecoterrasol/.

Podcast de Mateus Soares

Edição Júnior Aires
Siga este Calango

Deixe um comentário

Eu sou O
Calangopress

Um Projeto de Pesquisa e Extensão idealizado para as atIvidades práticas de reportagem, produzido com a participação dos acadêmicos do curso de jornalismo da UFT.

Vinculado ao Núcleo de Jornalismo (NUJOR), o Calangopress funciona como laboratório para as atividades práticas do estágio, supervisionado pela Prof. Dra. Maria de Fátima de Albuquerque Caracristi.