Secretário de Turismo de Mateiros vai ordenar o turismo do Jalapão

Dotar o município de fontes de arrecadação turística e a implantação de voucher digital são algumas das novas iniciativas

 Por Ana Luísa Duarte, do Calangopress, Palmas, 13 de Junho de 2021

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo do município de Mateiros, Maicon Dimbarre, está inovando na gestão da pasta. Entre todas as noviades estão: o voucher digital, a proposta de um ordenamento turístico e o Consórcio dos Municípios da Região do Jalapão (Comurja).

   O consórcio compreende: Mateiros, São Félix do Tocantins, Novo Acordo, Pindorama, Ponte Alta, Lizarda, Rio Sono, Lagoa do Tocantins e Santa Tereza do Tocantins.

Adequar o percursos dos carros off road que entram a cidade é uma das medidas adotadas

      A implantação de um ordenamento turístico defendida pelo secretário,busca  estruturar ainda mais  o turismo no Jalapão, proporcionando mais qualidade para a população e os turistas.

      Para ele, o planejamento é necessário “pois assim regulamenta as atividades que podem ser feitas, permite um estudo de perfil e controle da quantidade de turistas que têm acesso aos atrativos, além de gerar arrecadação para o município”, salienta.

     Na entrevista, o secretário disse que “um dos maiores desafios é criar a estrutura de arrecadação, no ano de 2019 Mateiros deixou de arrecadar  aproximadamente mais de um milhão de reais”, pontuou.

As estradas sem asfalto são uma proteção para os atrativos porque inibem o percurso em carros comuns

    Uma das soluções para a falta de arrecadação é o voucher digital que está sendo implementado em Mateiros, São Félix do Tocantins, Pindorama e Ponte Alta. O dispositivo permite o registro da visita dos turistas, mostra quais atrativos foram visitados e quanto foi consumido.

    Para Dimbarre o voucher digital vai efetivar a taxa de turismo sustentável,  que servirá para ser investida na infra-estrutura turística, melhorando estradas e coleta de lixo. “É um controle seguro que auxilia na manutenção dos atrativos e na arrecadação”.

Postado por Mateus Soares, estagiário Nujor

Apoio:

Deixe um comentário

Eu sou O
Calangopress

Um Projeto de Pesquisa e Extensão idealizado para as atIvidades práticas de reportagem, produzido com a participação dos acadêmicos do curso de jornalismo da UFT.

Vinculado ao Núcleo de Jornalismo (NUJOR), o Calangopress funciona como laboratório para as atividades práticas do estágio, supervisionado pela Prof. Dra. Maria de Fátima de Albuquerque Caracristi.