Dotar o município de fontes de arrecadação turística e a implantação de voucher digital são algumas das novas iniciativas
Por Ana Luísa Duarte, do Calangopress, Palmas, 13 de Junho de 2021
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo do município de Mateiros, Maicon Dimbarre, está inovando na gestão da pasta. Entre todas as noviades estão: o voucher digital, a proposta de um ordenamento turístico e o Consórcio dos Municípios da Região do Jalapão (Comurja).
O consórcio compreende: Mateiros, São Félix do Tocantins, Novo Acordo, Pindorama, Ponte Alta, Lizarda, Rio Sono, Lagoa do Tocantins e Santa Tereza do Tocantins.

A implantação de um ordenamento turístico defendida pelo secretário,busca estruturar ainda mais o turismo no Jalapão, proporcionando mais qualidade para a população e os turistas.
Para ele, o planejamento é necessário “pois assim regulamenta as atividades que podem ser feitas, permite um estudo de perfil e controle da quantidade de turistas que têm acesso aos atrativos, além de gerar arrecadação para o município”, salienta.
Na entrevista, o secretário disse que “um dos maiores desafios é criar a estrutura de arrecadação, no ano de 2019 Mateiros deixou de arrecadar aproximadamente mais de um milhão de reais”, pontuou.

Uma das soluções para a falta de arrecadação é o voucher digital que está sendo implementado em Mateiros, São Félix do Tocantins, Pindorama e Ponte Alta. O dispositivo permite o registro da visita dos turistas, mostra quais atrativos foram visitados e quanto foi consumido.
Para Dimbarre o voucher digital vai efetivar a taxa de turismo sustentável, que servirá para ser investida na infra-estrutura turística, melhorando estradas e coleta de lixo. “É um controle seguro que auxilia na manutenção dos atrativos e na arrecadação”.
Postado por Mateus Soares, estagiário Nujor
Apoio:








Deixe um comentário