AIRES JÚNIOR
No dia 17 de fevereiro deste ano a Comunidade de Pé do Morro conseguiu inaugurar a tão sonhada ponte, que deu acesso à comunidade aos demais locais da região. Por muito tempo as terras estiveram isoladas entre os rios do Boi, Boizinho e Boi de Porteira.
Pé do Morro está localizada em Miranorte nas proximidades da BR 153, se originou de retirantes que saiam do município de Itacajá, divisa entre o Tocantins e o Maranhão há pelo menos 100 anos. Durante este período a comunidade viveu isolada, produzindo apenas a agricultura familiar e pequenas criações.
O Presidente da Associação dos Ribeirinhos de Pé do Morro, Francisco Aldejane, fala sobre os anseios da comunidade a partir dessa inauguração. A Comunidade também luta para conseguir a instalação de energia elétrica e poder regularizar a condição fundiária. Outra queixa dos moradores é a falta de uma escola.

Ouça abaixo o podcast da entrevista com o Presidente da Associação dos Ribeirinhos de Pé do Morro, Francisco Aldejane:
O Núcleo de Pesquisa, Extensão e Práticas Jornalísticas da UFT, NUJOR, preparou um documentário sobre a situação da Comunidade de Pé do Morro. Assista ou acesse o canal Nujor – Pegadas no Youtube.
Postado por Mateus Soares, estagiário Nujor
Apoio:







Deixe um comentário