Método é bastante utilizado tanto na literatura como no jornalismo. Entrevistas realizadas com a professora Maria Alice Descarderci e o professor Antônio Peterson mostram a importância da leitura para quem quer escrever bem.
Matheus Amorim
Da Reportagem
A escrita criativa pode parecer para alguns um método novo de produção textual, mas na verdade ela é antiga, já foi utilizada, com outro nome pelo escritor Machado de Assis, é o que disse em entrevista online o professor Antônio Peterson, do IFPR, Instituto Federal do Paraná.
É um método de escrita bastante utilizado tanto na literatura como no nosso dia a dia, é basicamente usado na construção de poemas, o que faz o leitor ter maior entendimento e facilidade de compreensão, é utilizada, também, em textos publicitários, por exemplo.
Você já ouviu falar em escrita criativa?
Para a professora Maria Alice Descardesci, que ministra a disciplina de Língua Portuguesa, no curso de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins,a escrita criativa é aquilo que foge do habitual, sendo encontrada em poesias, mas também é mais comum no mercado publicitário.
Para Descardeci a leitura para quem quer aprender a escrever é fundamental, qualquer texto, ou gênero textual é necessário a prática da leitura, quem não ler tem dificuldade de fazer uma escrita de qualidade.
Para Maria Alice a escrita criativa é uma técnica de aprendizado constante, onde você aprende na prática. “Tudo é feito a partir de experiências textuais em sala de aula”.
Sobre os ganhos de quem utiliza escrita criativa, a professora disse que quem a usa “se comunica e se relaciona com um universo maior de pessoas leitores e interlocutores, desenvolvendo habilidade para escrever de várias formas, jeitos e gêneros literários” .
O professor Antônio Peterson, doutor em literatura comparada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e professor no Instituto de Educação e Tecnologia Federal do Paraná, “autores e escritores utilizam muito da escrita criativa para poder passar a mensagem ao público leitor”.
Segundo ele, a escrita criativa precisa deixar o leitor confortável na prática da leitura, a técnica de escrita criativa é para Peterson “uma forma de desafiar a nós mesmos, porque somos movidos pelos desafios‘’, explica. “É uma possibilidade de ir além do que o leitor espera”.
Peterson dá ênfase aos autores nacionais e estrangeiros, para o professor um exemplo de método de escrita criativa é do mexicano Juan Pablo Villa Lobos. A escrita criativa segundo Peterson pode contar duas histórias em uma só, prendendo atenção do leitor.
Para os alunos que querem conhecer mais sobre escrita criativa, Peterson recomenda os podcasts que ajudam quem quer melhorar e aprender sobre o assunto, assim como blogs, sites e livros para aprimorar a prática da escrita.
Ficou curioso para saber mais sobre a escrita criativa? Assista o vídeo da entrevista com o professor Antônio Peterson que estará disponível no YouTube para maiores informações e curiosidades.
Postado por Mateus Soares, estagiário Nujor
Apoio:








Deixe um comentário