A feira incentiva a economia solidária e conta com a união de 50 mulheres

Por Vitória Soares

A última edição da Feira das Manas, teve como tema o Arraiá e contou com muito forró e alegria, através do Trio Bacana, que movimentou os visitantes que passavam pelo Parque dos Povos Indígenas. Durante o Arraiá das Manas, foram expostos diversos produtos, entre eles, roupas, maquiagens, sabonetes, aromatizantes artesanais, bijuterias, bolos, pães e geleias, além de muitas comidas típicas.

A Feira itinerante de produtos artesanais conta com a participação de 50 mulheres artesãs, que se reúnem a cada 15 dias em diferentes pontos de Palmas para a exposição dos seus trabalhos. O projeto, tem por objetivo promover o  empoderamento feminino e incentivar a economia solidária, além de levar cultura para os moradores da capital, através de apresentações musicais e teatrais, feitas por artistas convidados.

A coordenadora da feira, Renata Eckart, ressalta a importância do evento para a economia palmense. “A nossa intenção é tirar a mulher de casa, começamos com 30 artesãs, hoje somos 50 e a ideia é chegar a 100, o objetivo principal é o protagonismo feminino no comércio de Palmas”, relatou.

Início do projeto

O projeto teve início em dezembro de 2018, através de um grupo de mulheres que trocavam mensagens em uma rede social para divulgar seus produtos e serviços. Após a ideia ter ganhado forma e ter sido apresentada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem) ocorreu a primeira edição da feira, em janeiro de 2019.

A feira já passou por locais como a praia da graciosa, parque dos povos indígenas, praça do bosque e terá sua próxima edição no Parque Cesamar. A 11ª edição está marcada para o dia 6 de julho, no Parque Cesamar. 

Deixe um comentário

Eu sou O
Calangopress

Um Projeto de Pesquisa e Extensão idealizado para as atIvidades práticas de reportagem, produzido com a participação dos acadêmicos do curso de jornalismo da UFT.

Vinculado ao Núcleo de Jornalismo (NUJOR), o Calangopress funciona como laboratório para as atividades práticas do estágio, supervisionado pela Prof. Dra. Maria de Fátima de Albuquerque Caracristi.