Espírito de união e encontro intergeracional marcam o II Arraiá da Universidade da Maturidade – Foto Evelyn Félix

Por Guilherme Gandara

“O II Arraiá da Universidade da Maturidade mostra que a cultura é capaz de unir gerações diferentes”. É assim que o senhor Bira Dantas vê a ação que reuniu crianças, jovens, adultos e idosos, no dia 13 de junho, no hall da biblioteca da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Ele é estudante da UMA e um dos principais responsáveis pela articulação do evento.

Organizado pela Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia da UFT (LAGG), um projeto que conta com estudantes de medicina, nutrição e enfermagem, e pelos idosos da Universidade da Maturidade (UMA), o II Arraiá objetivou, além do incentivo a tradição junina, integrar estudantes de diversas faixas etárias e, ainda, arrecadar fundos para os estudantes da terceira idade.

Coordenador da UMA, Luiz Sinésio Silva Neto explicou que o objetivo da festa junina é criar um espaço para convívio saudável para a terceira idade e acadêmicos. “A realização dessa ação tem como meta difundir o espírito de união, desde a organização dos mínimos detalhes, para criar um ambiente em que a as gerações possam estar juntas, partilhar de uma festa tradicional e, assim, contribuir para uma sociedade com mais amor entre as gerações”, pontuou.

Os acadêmicos da LAGG organizaram a decoração do local e os idosos da UMA prepararam os alimentos e comidas típicas vendidas durante o evento. Para a estudante de medicina, Débora Leão, participar desse momento com os estudantes da Universidade da Maturidade é importante para a sua jornada acadêmica. “Desenvolvemos diversas atividades na UMA e uma das mais especiais é o Arraiá, que nos faz ajudar e ser ajudados. Os ensaios juntos, as arrecadações e, ainda, o empenho dos estudantes para fazer uma festa bonita pra comunidade acadêmica. É uma oportunidade de crescimento”.
A festa contou com música ao vivo, apresentação de duas quadrilhas, venda de comidas, bingo e, ainda, um desfile para escolha de Miss Sinhá e Mister Sinhô. 

Todo o dinheiro arrecadado servirá para ajudar com as despesas da viagem que os velhos farão para Aracaju, para participação no Encontro de Estudantes da Terceira Idade de Instituição de Ensino Superior. 

A participação acadêmica foi expressiva e proporcionou um momento de verdadeira interação, preservação da cultura junina e alegria, por meio do encontro intergeracional. 


Deixe um comentário

Eu sou O
Calangopress

Um Projeto de Pesquisa e Extensão idealizado para as atIvidades práticas de reportagem, produzido com a participação dos acadêmicos do curso de jornalismo da UFT.

Vinculado ao Núcleo de Jornalismo (NUJOR), o Calangopress funciona como laboratório para as atividades práticas do estágio, supervisionado pela Prof. Dra. Maria de Fátima de Albuquerque Caracristi.