Projeto educativo é desenvolvido através de programa de extensão do curso de Pedagogia

Por Vitória Sores 

Reeducandos participam de aulas aos sábados e são orientados por professores e acadêmicos da UFT

Estudantes da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus Tocantinópolis, participam de ação educativa na Cadeia Pública do município, a fim de incentivar a leitura entre os reeducandos. O projeto Clube de Leitura é realizado pelo curso de pedagogia e já está na sua terceira edição, oportunizando acesso às obras literárias. 

O projeto é realizado com 15 apenados, que se reúnem aos sábados para a leitura coletiva da obra selecionada, uma por mês. Nessa edição do clube foram escolhidas cinco peças teatrais do gênero comédia e ao final da leitura, os reeducandos devem elaborar uma resenha crítica para adquirirem a remição da pena.  

Na realização do clube, dois professores do curso de pedagogia atuam como coordenadores, e acadêmicos dos cursos de pedagogia, ciências sociais e educação física atuam como mediadores de leitura, auxiliando os participantes. O projeto também conta com a participação de uma professora de educação física e uma egressa de pedagogia, ambas participam como colaboradoras. 

O clube de leitura teve início a partir da parceria entre a unidade prisional e a UFT para o desenvolvimento de atividades educativas. Durante o trabalho de reestruturação das ações na unidade, foi detectado a dificuldade dos reeducandos a obterem a remição por leitura.

O projeto surge para auxiliar e incentivar os reeducandos a participarem das leituras, a ideia foi desenvolver um projeto de leitura coletiva. A coordenadora, professora Aline Campos, explica que a escolha por realizar leituras em grupo e em uma sala especial, foi feita com intuito de promover uma maior integração. “Acreditamos que a leitura é uma prática humanizadora e a criação de espaços educativos facilita o entendimento dos participantes e os integram, pois terão a oportunidade de sair das celas e aprender em um espaço adequado”, afirmou. 

O reeducando F.A.S, de 62 anos, disse que a leitura em grupo facilita o entendimento sobre as obras escolhidas. “É muito significativo participar do clube, quando estamos juntos podemos tirar dúvidas e conversar sobre o tema do livro, tenho aprendido muitas coisas interessantes”, afirmou.

Remição por leitura 

Para promover um maior entendimento acerca do que é retratado durante a leitura das obras, os participantes do clube elaboram uma resenha critica ao final de cada obra lida. As resenhas elaboradas passam por dupla correção, primeiro são avaliadas pelos mediadores e depois pelos coordenadores do projeto. 

Após a avaliação, as resenhas são encaminhadas para o juiz, que avaliará e proporcionará a remição de quatro dias de pena para cada obra lida no período de 30 dias, assim como determina a Lei de Execução Penal (LEP). Todos os envolvidos no projeto também recebem certificado de participação emitido pela da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEX) da UFT.

Deixe um comentário

Eu sou O
Calangopress

Um Projeto de Pesquisa e Extensão idealizado para as atIvidades práticas de reportagem, produzido com a participação dos acadêmicos do curso de jornalismo da UFT.

Vinculado ao Núcleo de Jornalismo (NUJOR), o Calangopress funciona como laboratório para as atividades práticas do estágio, supervisionado pela Prof. Dra. Maria de Fátima de Albuquerque Caracristi.