Por Wanderson Silva

Fotografo: Wanderson Silva
A cidade de Palmas é uma das mais quentes do Brasil e conta com um longo período sem chuvas, estimulando as pessoas a procurarem as praias, que oferecem água, sol e lazer. É nas praias da Capital que moradores e banhistas encontram esse refresco. Mas aí, surge uma dúvida: nossas praias estão prontas para receber esses banhistas?

Calita Priscilla – Engenheira Ambiental
A engenheira Ambiental Calita Priscilla, aponta que é muito ruim a qualidade da água em Palmas. Por mais que análises feitas apontem que está dentro de um padrão aceitável, ela mesmo não tem coragem de tomar banho na margem esquerda do lago onde é despejado o esgoto ela também indica outros lugares para banho até melhores que as praias nessa temporada.
Segundo Priscilla, “Palmas possui lindos balneários, com pôr do sol e uma vista incrível para se admirar, contudo, vejo que a água disponibilizada para banho deveria ser melhor trabalhada pois a maior parte das praias recebem o esgoto. Apesar de ser “tratado” não vejo eficiência suficiente no tratamento para segurança na saúde da população.”
Recentemente, Wanessa Botelho, jornalista foi com algumas amigas para curtir uma tarde na Praia das Arnos. Ela disse que na beira do lago a situação não estava 100%. “Tinha lixos, copos descartáveis boiando. Tivemos que ir mais para o meio do lago, porque ali próximo a areia não estava muito limpa”, critica.
Na opinião dos entrevistados as praias oferecem infraestrutura, dá para receber turistas, mas precisa de algumas melhorias. “No quesito atendimento está de parabéns, os donos dos quiosques nos atenderam de forma excelente e a comida estava boa. Acho só que a Prefeitura poderia melhorar a rede de proteção, tinham uns lugares que estava submersa, o que é um perigo. Faltavam placas de sinalização também”, finalizou.
A estudante Marina Mota também é frequentadora assídua das praias de Palmas. “No verão eu costumo ir bastante por causa do calor, né? Mas nada me chama a atenção nas praias, eu vou só pela questão de refrescar mesmo. A falta de acessibilidade nas praias ainda é algo que precisa melhorar”, pontua Marina.
Nós procuramos a Prefeitura de Palmas para falar a respeito das críticas das pessoas que frequentam as praias, entretanto nossos e-mails não foram respondidos até o momento da publicação desta reportagem.
Na página oficial na internet, a Prefeitura informa que começou a realizar ações preventivas nas áreas de banho da Capital. O texto publicado diz que “para combater o afloramento de água nas faixas de areia, acentuado pela passagem do período chuvoso, é realizada a reposição da areia nas áreas beira-lago em todas as praias de Palmas. A ação corretiva também começou pela Praia da Graciosa e já foram depositados aproximadamente 500 m³ de areia fina”.






Deixe um comentário