Por Renato Augusto

Foto: Guga Rosa

O próximo grande evento do Circo Os Kaco é o 6º Festival de Circo de Taquaruçu, que ocorre de 03 a 07 de julho. 

O Grupo nascido em Goiânia, em 2009, iniciou seus trabalhos na Escola de Circo Martim Cererê, mas o chamado do picadeiro logo os encaminhou para dar voltas pela região norte. Em 2013, chegaram a Taquaruçu, onde desenvolvem o que chamam de circo social.

Os Kaco, inclusive, é o primeiro projeto do gênero do Norte e encontra na figura dos professores, Bruno Kalss e Kadu Oliviê, um desejo de fazer muito mais pela região em que vivem.

Falando de lá, Taquaruçu, distrito aspirante a ecoturístico da Capital, além das belezas naturais, serve de cenário para o ensino da arte circense de forma gratuita para as crianças que moram por ali. Com o grupo, aprendem a dar show como palhaços, malabaristas e até acrobatas.

O grupo tem suas ambições voltadas sempre ao lado social, como aponta Bruno no curta-documentário que se preza a contar sua história, “[esse projeto] não visa formação artística apenas, o foco é estabelecer um vínculo com comunidade, (…) visa formar um cidadão que pensa”.

A associação Os Kacos foi reconhecida como ponto de cultura pelo Ministério da Cultura em 2015.

O projeto e Taquaruçu

De acordo com o último censo, Taquaruçu tem pouco mais de 4 mil habitantes, é uma região muito explorada por suas cachoeiras e algumas modalidades de esportes radicais. O município é bastante lembrado pelo Festival Gastronômico que sedia anualmente e por ter cedido parte de seu território para a construção de Palmas.

Fora esse tipo de exploração, o distrito recebe pouco investimento por parte da prefeitura e sua população tende a viver em prol do planejamento de criar um grande polo ecoturístico, abrigando muitas áreas de lazer e estadia.

Trabalhos como o desenvolvido pelo circo Os Kaco revelam-se importantes por dar alternativas às crianças da região, além de formação artística e cidadã.

Dez anos de circo na Serra

Como parte da celebração da primeira década do grupo, o grupo apresenta o espetáculo Intervencirco, hoje, sexta-feira, 21.

Deixe um comentário

Eu sou O
Calangopress

Um Projeto de Pesquisa e Extensão idealizado para as atIvidades práticas de reportagem, produzido com a participação dos acadêmicos do curso de jornalismo da UFT.

Vinculado ao Núcleo de Jornalismo (NUJOR), o Calangopress funciona como laboratório para as atividades práticas do estágio, supervisionado pela Prof. Dra. Maria de Fátima de Albuquerque Caracristi.