Redução vai impactar vários programas de pesquisa, projetos e bolsas
Por Alcindo Patrício

José Inácio dos Santos Netosé diretor de assistência estudantil da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROEST),ele diz que a partir de dezembro, dá para se ter a real situação de como vão ficar os auxílios, pois é quando se faz o novo planejamento para o ano seguinte, com o novo orçamento que o MEC disponibiliza para as universidades e institutos federais.
Ele disse que dentrodos sete campus da universidade, existem 7 auxílios que são pagos com verbas diretas do MEC, são eles: bolsa permanência, auxílio moradia, auxílio saúde, auxílio alimentação pecuniário, auxilio evento, alimentação apenas para o curso de educação do Campo e auxilio restaurante universitário.
Ainda segundo o diretor, são beneficiados aproximadamente7.419 alunos dentre os sete campuspelos auxílios disponibilizados pela universidade.“Nós temos um bolo, o governo reduziu o tamanho deste bolo, mais as despesas continuam as mesmas, então até novembro a gente não vai sentir nada, porque estava planejada com uma quantidade de recursos desde o final do ano passado. Esperamos que ande tudo dentro do que foi planejado”, diz, José Inácio.
Impactos na vida acadêmica
A contenção nos recursos vai impactar diretamente osalunos que dependem de auxílios para se manter dentro da universidade.“O aluno que recebe o auxílio vai passar por dificuldade, porque num possível corte de algum auxílio ele vai ter que arrumar um trabalho, algum serviço extra, porque ele hoje recebe um recurso “X” que pode até acumular com outros, ai você corta esserecurso ele vai ter que dá um jeito de complementar sua renda. Ressalta, o diretor.

A estudante do curso de direito da UFT, Yonaria Alves, que é cotista e depende deauxílios para se manter dentro da universidade ressalta a importância das políticas de auxílios dentro da universidade para os alunos em estado de vulnerabilidade socioeconômicas.“Com os auxílios os estudantes conseguem se manter financeiramente sem ter a necessidade de trabalhar o dia inteiro para custear as despesas, como alimentação moradia, e isso gera uma maior disponibilidade de tempo para os estudos, o que certamente impacta positivamente no coeficiente de rendimento.”






Deixe um comentário