Projeto traz a importância da língua portuguesa como mediadora de informação

Amanda Oliveira

O conexão lusófona é uma Organização não governamental (ONG) que trabalha com os países de língua portuguesa, com o objetivo deunir a juventude do mundo, que fale o português, daí o nome conexão lusófona.“O projeto é para formar os estudantes de jornalismo, tanto no Brasil, quanto em Cabo Verde, Timor Leste e demais países da língua portuguesa, para fazer um jornalismo coletivo, ” explica Lúcia Helena.

Aqui no Tocantins, o conexão é coordenado pela Professora do curso de Jornalismo Lúcia Helena Mendes Pereira, que lançou o projeto na Universidade Federal do Tocantins, com a palestra de Laura Vidal, licenciada em Gestão de Empresas pela Nova Business School.

A Coordenadora comenta que para participar do clube de jornalismo, ou do conexão lusófona, é preciso entender a língua como sendo a principal mídia, explica “onde você fala a sua língua e é entendida na sua língua, você vai se comunicar, esse é um critério”,  comenta Lúcia Helena.

“Nós vamos inaugurar com este projeto o Clube de Jornalismo, ” ressalta Valquíria Guimarães, coordenadora do curso de jornalismo.O Clube de Jornalismo estará aberto para inscrições, onde serão capacitados profissionais e estudantes da área de jornalismo. Após a formação os profissionais poderão escrever matérias que serão publicadas internacionalmente.

Deixe um comentário

Eu sou O
Calangopress

Um Projeto de Pesquisa e Extensão idealizado para as atIvidades práticas de reportagem, produzido com a participação dos acadêmicos do curso de jornalismo da UFT.

Vinculado ao Núcleo de Jornalismo (NUJOR), o Calangopress funciona como laboratório para as atividades práticas do estágio, supervisionado pela Prof. Dra. Maria de Fátima de Albuquerque Caracristi.