Geíne Medrado
No Tocantins acidentes de trânsito matam mais do que crimes violentos, como homicídio e latrocínio. É o que aponta o levantamento feito pela seguradora Líder, administradora do seguro DPVAT, que é responsável por indenizar vítimas de acidentes de trânsito. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, em 2018 o número de mortes por acidente de trânsito foi de 465. A maioria das vítimas são do sexo masculino com idade entre 18 e 25 anos e usuários de motocicleta.
A perita em crimes de trânsito, Anne Rose ressalta a importância do Movimento Maio Amarelo para a redução do número de mortos e feridos no trânsito em Palmas. “Agora no ano de 2019, nós já estamos com 16 mortes aqui, na capital, essa campanha é importantíssima para que a gente consiga conscientizar a população do risco que é a falta de atenção tanto às sinalizações de trânsito quanto aos veículos em volta de você”.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, no ano passado foram contabilizadas 3.409 ocorrências de acidentes no trânsito em todo o Estado. Dentre as principais causas desses acidentes estão a falta de atenção dos motoristas aliada ao excesso de velocidade, embriaguez ao volante e ultrapassagens indevidas; além da desobediência das normas de trânsito e pista escorregadia. Até o início deste mês, já foram atendidas 852 ocorrências no trânsito pelo corpo de bombeiros.

Há 3 meses, o auxiliar administrativo, Vilson dos Santos, sofreu um acidente de moto a caminho do trabalho. A colisão foi causada por uma outra motocicleta que perdeu o controle após ser encostada por um carro em alta velocidade. “Eu estava a caminho do trabalho, quando uma outra moto se chocou na lateral da minha. Não deu tempo para nenhuma reação. Eu caí no chão e ouvi o capacete se esfregando no asfalto. Foi uma sensação horrível, imaginar que algo pior poderia ter acontecido comigo. Eu tive duas costelas fraturadas e uma lesão pleuro-pulmonar”.
Segundo um balanço da Polícia Rodoviária Federal, o número de pessoas mortas em acidentes de trânsito nas rodovias federais do Tocantins cresceu este ano. Foram contabilizadas 26 mortes no primeiro trimestre de 2019, valor superior ao mesmo período do ano passado, em que foi registrado 24 mortes. Entretanto, a polícia informou que houve redução no número de acidentes e de pessoas feridas. Foram 177 acidentes em 2018 e 128 no primeiro trimestre deste ano com 155 pessoas feridas.
Para sensibilizar os motoristas quanto aos riscos e contribuir com a educação de todos os usuários, várias ações são realizadas em todo o estado neste mês de maio, através do Movimento Internacional Maio Amarelo; que neste ano traz como tema “No trânsito, o sentido é a vida.”






Deixe um comentário