Por Bruna Santos
A Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), abriu vagas gratuitas para realização de atividades de lazer e esporte voltada para a comunidade externa e interna de Palmas.
As aulas de Karatê estão entre as atividades oferecidas pela Universidade desde 2013, por meio de Projetos de Extensão que visam atender a comunidade da capital. A proposta agora, é desenvolver a prática dessa atividade para pais e filhos realizarem juntos, no intuito de promover o convívio.

A ideia surgiu devido a grande procura de pais para vagas para crianças. O professor de Karatê do projeto, Lúcio Soares de Miranda, conseguiu junto a Proex, em 2018, que fossem cedidos mais dias de treinamento para contemplar as crianças que viessem acompanhadas pelos pais.
Para o Sensei, a atividade contribui positivamente tanto para as crianças, quanto para os adultos “o benefício vem para ambas as partes, pois permite um momento de convívio entre pais e filhos em um ambiente em que ambos são aprendizes, ou seja, estão em igualdade de condições. Acaba sendo também um incentivo para os pais saírem do sedentarismo”, afirma Lúcio.

Jeane Dias Miranda, se interessou pela proposta do Karatê pais e filhos e decidiu realizar uma aula experimental junto aos seus sobrinhos a fim de proporcionar a eles um estilo de vida diferente. “Através de alguns amigos eu descobri a modalidade do Karatê aqui na universidade e resolvi fazer uma aula experimental, motivada em trazer os meus sobrinhos também para ter um condicionamento físico melhor, um estilo de vida mais saudável, além de conhecer uma arte marcial. Eles estão adorando”, afirma Jeane.

Cean Maciel Costa, iniciou as aulas de Karatê no Projeto UFT em Movimento em 2013, quando ainda era faixa branca. Atualmente o aluno está na faixa marrom 2º kiu e se tornou o Senpai da turma. “eu comecei o karatê há seis anos, atualmente sou o aluno mais graduado do Projeto. Temos vários alunos, o Projeto é aberto para toda comunidade externa e interna. Os objetivos são os mais variados possíveis, desde o aprendizado da defesa pessoal a uma atividade extraclasse que proporciona um condicionamento físico melhor”, afirma Costa.
Os interessados em realizar as atividade oferecidas pela Universidade, podem entrar em contato com a Proex pelo número (63) 3229-4036 – Dimas Magalhães.






Deixe um comentário