Por Kamilla Barros
Um aplicativo desenvolvido pelo aluno de Aprendizagem Profissional e Comercial em Serviços de Supermercado pelo SENAC, Allan Pereira de Souza, está concorrendo a um prêmio na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – Febrace.
Este aplicativo é um projeto direcionado para usuários da internet que possam dialogar com um robô de conversação que possibilite tirar dúvidas, demonstrar soluções e oferecer propostas para passeios e pontos turísticos do Estado do Tocantins. Esta tecnologia denominada chatbot utiliza os recursos de Programação Neolinguística e certa Inteligência Artificial para que haja o diálogo da máquina com o usuário de acordo com a pergunta feita.
O projeto que Allan está desenvolvendo utiliza tecnologias que já são conhecidas e podem ser aproveitadas e serão disponibilizadas para empresas e centros turísticos. Serão integradas em websites e demais redes sociais, como o facebook, messenger, Skype e outras tecnologias como viber. Segundo o criador do aplicativo “o projeto Papaga.io será disponibilizado de forma gratuita e o intuito real é mostrar as milhares de belezas naturais que temos no nosso Estado. Temos milhares de pontos turísticos que são conhecidos, porém pouco divulgados, muitas das vezes até mesmo pela falta de informação.”
O Papaga.io é desenvolvido numa plataforma conhecida como snatchbot.me e seus assuntos foram programados e agrupados em cinco regiões do estado que facilita o encontro das informações mais rapidamente e de maneira objetiva, sendo elas: Palmas (Capital), Jalapão, Lajeado, Taquaruçu e Ilha do Bananal. Atualmente não foi encontrado nenhum robô de conversação direcionado para a área do turismo no Tocantins sendo um produto inovador e de fácil acesso.
A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – FEBRACE é um evento anual que incentiva e estimula os jovens cientistas por todo o país. É realizado anualmente na Universidade de São Paulo sendo uma grande mostra de projetos desenvolvidos em âmbito nacional. A FEBRACE assume um importante papel social incentivando a criatividade e a reflexão em estudantes da educação básica, mostrando a eles uma oportunidade de conhecimento sendo através do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências e engenharia. Durante todo o ano os alunos são incentivados a buscar novas respostas e maneiras de descobrir formas de inovação e empreendedorismo em nosso país e é desde 2003 que competidores e talentos são descobertos.






Deixe um comentário