Daniel Duarte
Da Redação
A Universidade Federal do Tocantins foi criada como resultado de uma luta histórica por autonomia e busca pelo desenvolvimento regional. Desde o início, o Câmpus Universitário de Palmas passou por quatro momentos históricos: implantação, consolidação dos primeiros cursos, implantação do curso de Medicina, posteriormente o programa de reestruturação das Universidades Federais – REUNI (2008 a 2013) e sua consolidação (2014 em diante). E hoje o câmpus passa por mais uma eleição que decidirá quem direcionará o campus de Palmas daqui para frente ou quem continuará.
Marcelo Leineker é candidato a reeleição para diretor do campus. Bacharel, mestre e doutor em Física pela Universidade de Brasília (UnB), onde iniciou sua carreira docente. É professor na Universidade Federal do Tocantins desde 2008, onde atuou nos cursos de Engenharia de Alimentos e Ciência da Computação. É docente no Programa de Pós-Graduação de Modelagem Computacional de Sistemas. Foi coordenador do Curso de Ciência da Computação (2011-2012) e do Curso de Licenciatura em Física/EAD (2013-2014), vice-diretor do Campus de Palmas (2015-2017).
Marcelo afirma estar trabalhando desde 2015 para integração e estruturação do campus, o atual diretor afirma não ter sofrido cortes de verbas para o câmpus e que atualmente o maior gasto financeiro trata-se das altas taxas de energia elétrica que chegam a mais de 3 milhões ao ano.
Marcelo afirma que já existe um projeto em andamento de eficiência energética para geração de energia limpa e consequentemente para diminuição tarifária. Porém seu mandato está em vigência desde 2013 e por lógica já foram mais de 15 milhões de reais que já poderiam ter sido investidos nesse projeto que só agora parece ter sido criado. Talvez apenas mais uma proposta de campanha ou talvez uma ótima forma de captar recursos para projetos de pesquisas e melhorias estruturais do campus.
O diretor afirma que atualmente o orçamento do campus é baseado em:
– Número de alunos
– Número de projetos de pesquisa e extensão
– Custo operacional do campus
No ano de 2017 o orçamento ficou em torno de 257 mil por reais por mês.
Quanto ganha o Diretor do Campus de Palmas?
A gratificação do cargo é de R$ 5.076 reais e com o abatimento do imposto de renda fica em torno de 3.600 reais.
O candidato da chapa 1 tem como slogan oficial a frase: Integrar e viver o campus.

A candidata da chapa 2 tem como slogan a frase: Em nome do Campus

O que se trata de algo um pouco contraditório já que tamanha foi a integração de seu atual mandato que o diretor acabou por diminuir a área que trata da acessibilidade de estudantes deficientes no campus.







Deixe um comentário